Publicidade

13 de dezembro de 2010

Ponte de Madre de Deus: anos de abandono

Imagens da ponte do Mirim em Madre de Deus
Há mais de 10 anos uma ponte flutuante de ferro foi anexada à ponte do Mirim, em Madre de Deus. A mesma foi colocada para atender aos usuários do catamarã que fazia a travessia Madre de Deus – Salvador. A idéia não durou muito tempo, mas a ponte não foi retirada e sem manutenção, só teria um fim: enferrujar.
Com o fim do catamarã, os lancheiros passaram a usar a ponte flutuante para atracar as embarcações que fazem o transporte de passageiros das ilhas. Até então a mesma estava em melhores condições da já abandonada ponte de concreto. Com o passar dos anos a mesma foi se desgastando e ficando em ruínas. Enferrujada, sem corrimão e já esburacada, a ponte estava oferecendo sérios riscos aos usuários.
Agora, finalmente, a ponte flutuante está em reforma. Porém os usuários continuam inseguros, pois com a interdição para reforma, os lancheiros voltaram a atracar na ponte de concreto, que também está totalmente desgastada, com os corrimões quebrados e as escadas balançando. Para piorar, improvisaram uma escada de madeira a qual os passageiros sobem e descem metade do caminho nela e a outra metade na escada real, que está prestes a cair.
Dois contatos em vão foram tentados com a prefeitura de Madre de Deus através do site, para obtenção de informações oficias sobre a reforma em andamento. Como os contatos não obtiveram sucesso, as informações constantes nessa matéria são puramente por experiência da autora e contato com usuários.
O medo e a insegurança ao passar pela ponte ainda devem perdurar, visto o tempo de abandono que a mesma se encontra. As pessoas que precisam usá-la diariamente e até duas vezes por dia e mesmo as que a usam esporadicamente, torcem para que providências sejam tomadas antes que uma tragédia aconteça.
Silvana Pereira - Jornalista
MTE/BA: 3675
Fotos: Taís Pereira / Mosaíco: Silvana Pereira
Publicidades