Publicidade

27 de janeiro de 2015

Madre de Deus: Graças às câmeras de monitoramento, polícia prende suspeitos de tentativa de homicídio no município

Por volta das 16h:20 de sábado (24) dois elementos conhecidos como “Bolinha” – R.A.S, de 16 anos; e “Neguinho” - Rafael Conceição Lopes Souza, de 18, foram surpreendidos pela ação policial que os prendeu em flagrante no povoado da Quitéria. Os dois são suspeitos de tentar assassinar Rodrigo Luiz Reis e Mauro Cezar Santos uma hora antes de seres apreendidos. As vítimas não correm risco de vida.
A prisão dos elementos só foi possível com tamanha rapidez por conta do sistema de videomonitoramento do município, com suas câmeras espalhadas por toda a cidade. Segundo a delegada titular da cidade, bel Simone Moutinho, depois de ouvir vítimas e testemunhas, a polícia acessou o sistema de monitoramento e logo identificou os suspeitos.
A delegada informou que receberá a imprensa hoje (26) às 10h00 para prestar maiores esclarecimentos sobre a tentativa de homicídio e a prisão dos suspeitos, de antemão atesta que o incidente não tem relações com o Madre Verão, festival musical que está sendo realizado no município.





Maiores detalhes sobre o sistema de vídeo monitoramento de Madre de Deus
Inaugurado em 29 de dezembro de 2014, A Unidade de Gestão Integrada de Madre de Deus é um projeto moderno imbuído no seio de uma proposta ainda mais ousada, o Madre Total, que prevê uma administração inovadora e tecnológica da segurança, do trânsito e dos serviços públicos da pequena cidade da Região Metropolitana de Salvador.
O sistema de vídeo monitoramento, parte importante desse projeto, foi construído em parceria com especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e contempla a instalação de 79 câmeras para uma área urbana de 5 km dentro do município. A distribuição das câmeras é feita da seguinte forma: 69 delas operam em resolução Full HD para a cobertura das vias públicas e 10 terão a função de captar placas de veículos suspeitos. Esses dados dão a Madre de Deus o título de cidade com a maior área coberta por um sistema de vídeo monitoramento do país.
Esse sistema é uma importante arma da Polícia Militar no combate, na prevenção e na investigação de crimes. Durante sua inauguração, o Coronel Berlink, comandante da Região Metropolitana de Salvador, destacou a importância do sistema e o comprometimento da PMBA com o uso eficaz das câmeras: “Parabenizo o Prefeito Jeferson Andrade e reafirmo a parceria da Polícia Militar no que for preciso para garantir maior segurança do povo. O sistema de monitoramento de câmeras de Madre de Deus é uma referência e deve ser modelo para outras cidades da Bahia e até de outros Estados."
Além do uso policial, o sistema de câmeras também tem por objetivo flagrar irregularidades menos graves, como a deposição de lixo em locais inapropriados. Dessa forma, junto às câmeras está um sistema de alto-falantes, que avisa o morador quando este está em vias de cometer alguma infração. Caso não atente aos avisos dos monitores, o morador estará sujeito à notificação pelos agentes municipais. As imagens registradas pelas câmeras de monitoramento podem ser armazenadas por até 1 (um) ano.
À época da inauguração do sistema, o prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade, ainda anunciou o aumento do contingente policial na cidade e a restruturação de bases policiais, como a da Quitéria, e a construção de uma base na Ilha de Maria da Guarda – parte do município. O gestor demonstrou satisfação com os resultados preliminares do sistema na redução dos números da violência e ressaltou o interesse em prover o bem estar do povo de Madre de Deus, que segundo ele, poderá andar muito mais tranquilamente pelas ruas da cidade.
Fonte: http://www.bahianoticia.com.br │ Escrito por junior 
Publicidades